Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42385
Código de Localidade: 3205309
Município: Vitória
Tipo de material: fotografia
Título: Ilha da Trindade : Vitória, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1950
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Localizada a 1.167 quilômetros de Vitória e a 2.400 quilômetros da África, a Ilha da Trindade é supervisionada atualmente pela Marinha Brasileira. O arquipélago pertence a uma cadeia de montanhas submarinas do Atlântico numa linha reta que vai do Estado do Espírito Santo em direção à África e possui uma área de 9,2 quilômetros quadrados. O clima é do tipo oceânico tropical, a temperatura média anual é de 25,2° C. A Ilha surgiu há aproximadamente 3 milhões de anos depois de uma série de explosões vulcânicas. Seu descobrimento ocorreu em março de 1501 e é atribuído ao navegante espanhol João da Nova, que a chamou de Ilha de Assunção. Um ano após a descoberta, o português Estevão da Gama visitou a ilha e ignorando a passagem de João da Nova, deu o nome para as terras de Ilha da Trindade, mantido até hoje. A Ilha foi ocupada duas vezes pela Inglaterra, em 1700 e em 1895, sendo readquirida respectivamente em 1783, quando o vice-rei do Brasil, Luís de Vasconcelos, enviou 150 militares de artilharia de desembarque para expulsar os ingleses que já haviam abandonado a Ilha, e em 1896, quando os ingleses resolveram recuar depois de várias tentativas de mediação. Em 1897, Benjamin Constant dirigiu-se à Ilha para a ocupação oficial e definitiva. Durante a Primeira Guerra Mundial o território serviu de guarnições militares. Entre os anos de 1924 e 1926, o presidente Artur Bernardes transformou Trindade em um presídio político, onde estiveram presos o patrono da força aérea brasileira, Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, e Juarez Távora. Na Segunda Guerra Mundial foi ocupada pela Marinha até 13 de junho de 1945. Em 1950, a Ilha foi visitada por uma expedição científica sob a orientação do ministro João Alberto com a finalidade de planejar uma colonização e construir uma base aeronaval. Desde 1957 é guarnecida pela Marinha, com cerca de 40 homens, que permanecem na ilha por períodos de quatro meses. Com expedições periódicas sempre apoiadas pela Marinha, o Projeto Tamar realiza a coleta de dados que apontam a Ilha da Trindade como o maior sítio reprodutivo brasileiro da tartaruga verde e área de alimentação da tartaruga de pente.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/aventura/ilha_da_trindade.shtml. Acesso em: maio 2014.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/aventura/ilha_da_trindade-historia.shtml. Acesso em: maio 2014.
Disponível em: http://www.tamar.org.br/base.php?cod=38. Acesso em: maio 2014.
Inscrição na foto: Ilha da Trindade, vista do Pico do Desejado (Expedição João Alberto – 1950).


Assuntos:
Espírito Santo (Estado); Ilhas; Vitória (ES)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística