Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42577
Código de Localidade: 1302603
Município: Manaus
Tipo de material: fotografia
Título: Parque 10 de Novembro : Manaus, AM
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Atual Parque 10 de Novembro e antigo Balneário. Estruturado para receber as famílias amazonenses em sua piscina natural, abastecida pelas águas do Igarapé do Mindu, o Balneário era constituído com zoológico e um restaurante. O local permaneceu por muito tempo como área de lazer até o golpe de Estado de 1964, praticado pelos militares, que resultou na criação da Zona Franca de Manaus e na edificação do conjunto residencial Castelo Branco, para atender a política habitacional do novo governo e assim que foi construído pela Companhia Habitacional do Amazonas (Cohabam), com recursos federais. O conjunto foi inaugurado em 1969. Localizado no Bairro Parque Dez de Novembro.
Disponível em: http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=514. Acesso em: jun. 2015.
Inscrição na foto: Construído na administração de Antonio Maia. Ocupa uma área de 50 hectares, constituída de terrenos sílico-arenosos e coberta por bosque natural. Como principal característica destaca-se o pequeno rio amoldado a feição de piscina em forma de L, no sentido NSLO o eixo LO tem 110 metros de comprimento e o NS 52,50, por 15 metros de largura em toda a sua extensão e de dois e meio de profundidade. As margens são construídas sob a forma de três degraus tendo acada um 45 centímetros de altura por 1 metro de largura, em todo seu comprimento, dando-lhe aspecto de enorme escadaria em ambas as margens. O leito é formado do elemento natural que é areia claríssima.


Assuntos:
Amazonas; Estações de águas; Manaus (AM); Parques

Título Secundárias: Balneário; Parque Dez de Novembro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística